31/08/2009

Hairspray



Obra central na filmografia de John Waters - expoente máximo da queer pop dos anos 70 e 80 - este Hairspray continua tão inspirador e a sua mensagem (a da aceitação, pois claro) tão actual como há 20 anos atrás quando estreou.
John Travolta bem tentou, no remake de 2007, rivalizar com a fabulosa Divine; mas obviamente ficou-se pelas intenções. A glorious Diva é resplandecente no seu duplo papel como supersize fifties housewife e como gerente de tv ultraconservador. Mas é a adolescente avantajada e descomplexada Tracy Turnblad - Ricki Lake interpreta - que brilha com mais intensidade.

No mundo colorido e risonho dos sixties vive-se para dançar, para que todos possam dançar.
Toneladas de laca acima do pescoço (e não só!) asseguram que as aparências são importantes; mas não o mais importante. Put your heart and soul into it e serão alguém na vida, independentemente da sua origem ou aparência - é este o lema do filme.
Um elogio à diversidade numa época em que as mulheres ainda usavam vestidos, os neons gigantes coloriam as ruas e a música marcava o ritmo do quotidiano.

Por isto e por todo o vasto legado que nos deixou, o Cabaret presta homenagem a John Waters, incluíndo-o no seu staff/wall of fame, como Director Artístico residente.
Some call me director, producer, filmmaker. I prefer to call myself pube-king.

John Waters & Divine

Sem comentários:

Enviar um comentário